Abertura de empresas cresce no Brasil, mas integração de novos clientes segue como desafio para contadores

30 de setembro de 2025
Contábeis

O ambiente de negócios brasileiro vive um momento de forte expansão no empreendedorismo. Apenas no primeiro quadrimestre deste ano, foram abertas 1,8 milhão de empresas no país, crescimento de 24,4% em relação a 2024, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A agilidade no registro também avançou, com o tempo médio para abertura caiu para 18 horas em 2024, redução de 38% em relação ao ano anterior.

Apesar desse avanço, especialistas apontam que o maior gargalo para pequenos e médios escritórios contábeis não está mais no registro em si, mas na captação e integração eficiente de novos clientes. Com a digitalização e o aumento da complexidade tributária, cresce a demanda por processos que permitam atender de forma consultiva, sem comprometer a produtividade. 

“Nesse cenário, é preciso apostar em ferramentas que centralizem etapas, desde o primeiro contato até a entrega da empresa pronta para operar. O objetivo é reduzir burocracias, minimizar erros e liberar tempo do contador para atuar como consultor estratégico, além de oferecer uma boa experiência ao cliente”, explica Kelly Sgoti, head de Sucesso do Contador da Omie, empresa de tecnologia e gestão empresarial.

 

Solução para contadores

 

A Omie conta com a ferramenta Decola CNPJ, que oferece página personalizada, atendimento automatizado, integração em tempo real com o sistema contábil, abertura da conta PJ gratuita, emissão de certificado digital e conciliação automática. Tudo isso agiliza o processo desde o primeiro contato até a formalização, aumentando a produtividade e permitindo que as contabilidades foquem mais no atendimento consultivo. Cerca de 500 escritórios contábeis já utilizam essa solução atualmente.

Ravik Honório, empresário contábil da Kivar Contabilidade e um dos usuários do Decola CNPJ, destaca a agilidade proporcionada: “Com a adoção, aceleramos nosso dia a dia e simplificamos a experiência dos clientes. Integramos informações rapidamente e oferecemos um atendimento mais estratégico desde o primeiro contato”, explica. “A partir da ferramenta, os interessados são captados por uma página personalizada integrada ao sistema de ERP e encaminhados automaticamente ao CRM, facilitando o acompanhamento e a conversão”, destaca.

 

Sgoti complementa que, no fim das contas, o que mais importa é a experiência que o contador consegue entregar ao empreendedor desde o primeiro contato, e é isso que o Decola promove. “Quando esse processo é rápido, organizado e sem ruídos, o cliente sente confiança e o escritório ganha tempo para focar no que realmente interessa: apoiar o crescimento do negócio”, conclui.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Rua do Rosário, 594 - Centro

Piracicaba / SP - CEP: 13400-183

Contato

(19) 99246-6969

Contato

(19) 3422-3987 | (19) 3425-0436

CRC

CRC/SP 2SP033491/0-2

Sitecontabil © 2025 | Todos os direitos reservados |